Symbol de entrada é o melhor de sua linha
Nícolas Borges - O Estado de S.Paulo
26/04/2009 | 00h01
A R$ 39.990, versão 1.6 8V do sedã da Renault agrada pelo conjunto
Pouco mais de um mês depois de lançar o Symbol com motor 1.6 16V de até 115 cv, a Renault apresenta a versão de propulsor com metade das válvulas e 20 cavalos a menos. Nas lojas a partir desta semana, em versão única, Expression, o Symbol 1.6 8V Hi-Torque tem tabela a partir de R$ 39.990 - R$ 1.200 a menos que a da configuração equivalente de 16 válvulas.
Por esse valor, trata-se da melhor pedida na linha, até porque desempenho não costuma ser a prioridade de quem compra sedãs pequenos. Não à toa, a Renault espera que 65% dos Symbol saiam com motor 8V.
Feito na Argentina, o Symbol é uma boa evolução do Clio Sedan. O desenho, que antes era muito feio por conta da traseira, passou a ser aceitável. O terceiro volume ficou menos desarmonioso, mas ainda está longe de ser belo.
Assim como no Logan e no Sandero, que estrearam esse 1.6 8V flexível, o motor do Symbol apresenta um pouco de rispidez. Por ter um projeto antigo, falta ao Hi-Torque a suavidade do 1.6 16V, por exemplo. Mas nada que comprometa.
Os números de força deixam a desejar para motores semelhantes. São até 95 cv de potência e 14,1 mkgf de torque. O 1.6 da Volkswagen, por exemplo, rende até 104 cv. Mas há disposição, de acordo com a Renault. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em bons 11,9 segundos, com só álcool no tanque. E na prática, ele se mostra esperto.
Com engates às vezes imprecisos, a alavanca de câmbio remete ao Clio por ser "solidária", vibrando junto com o motor.
No geral, o resultado é um comportamento condizente com a proposta do carro. Assim como a suspensão bem acertada, pendendo para o conforto.
O interior evoluiu em relação ao antecessor, especialmente no painel mais atraente, oriundo do Clio II europeu. O espaço da cabine é só razoável, mas o porta-malas tem 506 litros.
O pacote de série é bom e entre os destaques há air bag duplo, ar-condicionado, banco do motorista e volante ajustáveis em altura, direção hidráulica e vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico. Como opcional há um kit com toca-CDs e MP3 (inclui comando na coluna de direção) e computador de bordo por R$ 800. Os freios ABS saem por mais R$ 1.500.